SOBRE

Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos

ADEFSMIC é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a defesa dos direitos da pessoa com deficiência do município, através de medidas que visam obter melhorias em sua condição de existência, mediante atuação junto à comunidade e aos poderes públicos para ampliação de assistência social, reabilitação física, inclusão através do esporte, capacitação profissional, dentre outros, a fim de promover sua plena integração na sociedade

MISSÃO

Lutar pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência, em busca da acessibilidade, capacitação profissional, esporte, inserção no mercado de trabalho e reabilitação.

VISÂO

Promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência, assegurando sua inclusão e cidadania, buscando a transformação de uma sociedade mais justa para todos e todas.

VALORES

  • Promovemos a cidadania da pessoa com deficiência a partir da garantia de seus direitos, resultando em sua independência.
  • Respeitamos as diferenças.
  • Trabalhamos para a inclusão da pessoa com deficiência no esporte e mercado de trabalho.
  • Temos compromisso com a causa que atuamos.
  • Prezamos pela qualidade no atendimento.

Timeline

1996
Implantação como núcleo da ADEFAL

Implantada em 1996 como um Núcleo da ADEFAL – Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, a entidade surgiu como responsável pelo cadastramento, informação e socialização das Pessoas com Deficiência do município, implantado com o apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos e da ADEFAL.

1999
Primeira conquista

Uma das primeiras conquistas alcançada pelo Núcleo da ADEFAL em prol das pessoas com deficiência do município em 1999 foi o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, que se trata do passe livre municipal para as pessoas com deficiência ou portadora de patologia.

2002
Implantação do centro de fisioterapia para os interiores

No ano de 2002, a ADEFAL, vendo a necessidade de ampliar os atendimentos de seu centro de fisioterapia para os interiores, resolveu implantar o tratamento em algumas cidades onde havia um Núcleo da ADEFAL mais organizado. Nesse período, as pessoas com deficiência precisavam sair do município e ir até Maceió em busca de tratamento de fisioterapia adequado às suas necessidades físicas, pois não havia, no município, local que dispusesse de atendimento especializado para os mesmos. 

2003
Nascimento da associação

Em 2003 a Diretoria do então Núcleo da ADEFAL juntamente com a ADEFAL viu a necessidade de transformar o núcleo em uma associação municipal para melhor atender e obter autonomia em seus projetos. A partir daí surge a Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos – ADEFSMIC, com a mesma firmeza e filosofia utilizada pelo antigo núcleo.

2005
Ampliação do Centro de Reabilitação Fisica

Através da busca constante por parcerias, em 2005 a ADEFSMIC conseguiu apoio da CCB – Cimpor Cimentos do Brasil LTDA para ampliar seu Centro de Reabilitação Física. A CCB fez a doação de vários aparelhos de fisioterapia e ainda concedeu a sede da Casa Grande da empresa, localizada a 6 km (seis quilômetros) do Centro da cidade, para que servisse de sede para o Centro de Reabilitação Física da ADEFSMIC, um local amplo e com instalações adequadas ao tipo de atendimento oferecido.

Ainda em 2005
Recebimento do Título de Utilidade Pública

A ADEFSMIC recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal concedido pela Câmara Municipal de Vereadores e aprovada pela administração municipal em 2005 com a aprovação da Lei Municipal nº. 1.191/2005 de 05 de julho de 2005.

2006
Duas novas conquistas

Já em 2006 a ADEFSMIC teve duas grandes conquistas: a implantação de um laboratório de informática com a finalidade de capacitar as pessoas com deficiência para inseri-las no mercado de trabalho; e a aquisição de uma Kombi, para transportar os pacientes ao Centro de Reabilitação Física da ADEFSMIC, ambos adquiridos através da PRT 19ª Região que reverteu multas trabalhistas em doação que resultaram nestas aquisições.

2007
Implantação de uma Lan House

No ano de 2007 a ADEFSMIC implantou uma Lan House com intuito de gerar renda para manter a associação. Esses computadores foram adquiridos através do Programa Estadual de Educação Fiscal Cidadão Nota 10.

2008
Substituição do veículo de transporte

Em 2008 a ADEFSMIC com apoio da CCB – Cimpor Cimentos do Brasil Ltda, conseguiu trocar o seu transporte de 9 lugares por outro tipo Ducato de 16 lugares. Esta troca beneficiou um número maior de pacientes que fazem tratamento no Centro de Reabilitação Física da ADEFSMIC e necessitam do transporte da entidade para chegar ao referido Centro.

2009
Outro Título de Utilidade Pública

Em junho de 2009, a ADEFSMIC recebeu o Título de Utilidade Pública Estadual, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado e aprovada pela Lei Estadual Nº. 7.055 de 17 de Junho de 2009.

2010
Mudança da localidade do centro de reabilitação

Em 2010 a Diretoria da ADEFSMIC e a equipe técnica que compõe o Centro de Reabilitação Física da entidade realizaram uma avaliação junto aos pacientes e os atendimentos realizados e ficou constatada a necessidade de transferir os serviços do referido centro para uma sede localizada no Centro da cidade e próxima à sede principal da ADEFSMIC, visto que muitos pacientes estavam desistindo do tratamento por causa da distância e muitos preferiam fazer o tratamento em outros locais devido ao esforço do deslocamento até a Casa Grande da CCB.

2012
Reconhecimento de Utilidade Pública

Em setembro de 2012, a ADEFSMIC foi reconhecida de Utilidade Pública Federal através da Portaria Nº 2.225, de 21 de Setembro de 2012, através do Ministério da Justiça. Recentemente, em Junho de 2013, a ADEFSMIC se mudou para uma nova sede mais ampla que comporta todos os serviços disponibilizados pela entidade, localizada no centro da cidade.